23 de maio de 2021

A minha primeira entrevista de emprego… ao engano

Todos nós temos, certamente, experiências menos boas/estranhas a partilhar no que se refere à procura de emprego. Assim, hoje decidi partilhar convosco a minha primeira entrevista de emprego… ao engano.

Creio que foi em 2018 e, na altura, quando me candidatei a esse trabalho estavam a solicitar um/a administrativo/a (a minha área de licenciatura). Até aqui, tudo bem. Decidi enviar o meu curriculum vitae e passado alguns dias ligaram-me a dizer que tinha sido selecionada e que a entrevista era no dia X às horas Y. Fui porque, na realidade, não tinha nada a perder.

Chegou o dia X, fui até à empresa e aguardei pela minha vez. O Diretor de Recursos Humanos disse que tinha que ir ter com a pessoa Z e que no carro (juntamente com mais dois candidatos!) iríamos até à empresa. Achei muito estranho. Afinal, a empresa não era ali!?

Já no carro andámos imensos quilómetros até chegar a uma aldeia que não conhecia. A “tal empresa”. Parámos e, a partir daí, começou o trabalho de “administrativo” por parte de uma das candidatas. Vender, porta a porta, um serviço de energia, apresentando os benefícios em adquiri-lo. Foi um dia inteiro nisto. Não que tenha nada contra este tipo de trabalho, mas simplesmente senti-me enganada. Fui para lá cheia de esperança e a acreditar que ia ficar e não fiquei. Porque não quis. Porque aquilo, na minha opinião, não é trabalho administrativo. É vendas. E se fosse para isso, mais valia terem colocado logo essa informação no anúncio. Assim não perdia o meu tempo nem eles o deles.

 

Também já vos aconteceu uma situação semelhante?

12 comentários:

  1. Fiz duas semanas de trabalho a fazer exatamente o mesmo que aqui falas. Ao fim de duas semanas desisti. Nunca tinha horas para chegar a casa além de ser super exaustivo andar kms a pé, quase sem pausas para comer à esturra do calor. Mandei-os à fava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fizeste bem! Se não te identificavas com o trabalho em causa e se o mesmo não te fazia feliz, tomaste a decisão certa, na minha opinião :)

      Eliminar
  2. Nunca me aconteceu. Mas como tu também me sentia enganada.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. É um trabalho válido, mas, pelo menos, sejam sérios quando colocam o anúncio, porque, de facto, só estão a enganar aqueles que se candidatam ao mesmo :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, é isso mesmo, Andreia!
      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  4. Não. A única coisa que me aconteceu foi ter entrado para uma empresa, estar à experiencia e dentro dos 15 dias tive um grave acidente de trabalho. Por isso, e mais tarde pela idade nunca mais trabalhei e, não ganho nada.
    -
    Fraquezas no sentido lato
    -
    Beijo e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Penso que esse trabalho não dava mesmo para mim, mas lembro que quando foi para fazer o meu estágio tinha de procurar um lugar para o fazer, onde encontrei um lugar, mas tinha de fazer mais horas do que era que estava na folha e até ao fim de semana tinha de trabalhar, acabei por desistir daquele lugar e procurar outro.
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Ja me aconteceu uma coisa parecida, quando tinha 19 anos... tive um ataque de panico e nao conseguia parar de chorar, depois la me acalmei mas jurei para nunca mais :( Sei bem o que tu sentiste. Ainda por cima andei sozinha à noite e apanhei chuva. Aguentei dois ou tres dias :(

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem, as vossas opiniões e sugestões são sempre bem-vindas!
Caso me façam questões, responderei diretamente no comentário! ❤