9 de janeiro de 2021

Marta, a Contadora de Histórias

Lembro-me de começar a contar histórias ainda muito nova. Inicialmente, quando aprendi a ler, “lia para mim mesma” (para treinar) ou para quem quisesse/pudesse ouvir. Mais tarde, comecei a ler aos pequenotes da família.

Há cerca de dois anos e, fazendo parte de um grupo de voluntários do Hospital Pediátrico de Coimbra, fui convidada a contar uma história às crianças que lá passavam as suas férias. Neste caso, as de Natal. Aceitei de muito bom grado e de forma imediata, no entanto, fiquei um bocadinho aflita com tamanha responsabilidade. Fiquei receosa, afinal era um grande desafio. No entanto, sou uma “mulher de desafios” e, conhecendo-me “como me conheço”, jamais recusaria o convite.

Chegou o dia e uma diversidade de questões pairava sobre a minha cabeça. Estaria preparada? As crianças iriam gostar da história e das atividades relacionadas com ela? Iriam adormecer? Iriam fazer perguntas que “não lembram a ninguém”? Tantos nervos para… nada! Correu super bem. As crianças adoraram (foi o que disseram pelo menos!). Não adormeceram. Divertiram-se, assim como eu. Não colocaram questões “do além”. Gostaram das atividades propostas e, acima de tudo, perceberam a mensagem do livro que era o mais importante.

Depois do teste superado, já li imensas histórias aos mais pequenos e posso-vos dizer que ganhei mais uma paixão. Para além de desafiante, é uma experiência enriquecedora. Aprendemos tanto (ou mais!) que as crianças. Assim que houver oportunidade, quero voltar a ser a Marta, a Contadora de Histórias.

 


Já alguma vez tiveram uma experiência do género? Gostaram?

ass 

12 comentários:

  1. Felicito-a por esse dom de contar Estórias às crianças. Mostra ter um coração do tamanho do universo.
    .
    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  2. É uma experiência enriquecedora, sem dúvida *-*

    ResponderEliminar
  3. Gente que maximo, eu adorei! Acho muito lindo essa atitude em contar historias <3. adorei o blog bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Deve ser uma experiência muito reconfortante. Obrigada por partilhares esta tua experiência!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela participação.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Nunca tive oportunidade para tal mas acho que iria adorar, particularmente por adorar ler e adorar crianças, junta se duas paixões numa só! Se conseguir fazer novamente conte a experiência também, acredito que cada vez seja diferente :)
    Um beijinho enorme **

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha 😊

    https://checkinonline.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem, as vossas opiniões e sugestões são sempre bem-vindas!
Caso me façam questões, responderei diretamente no comentário! ❤