5 de dezembro de 2018

Comemora-se hoje... #21


Comemora-se hoje um dos dias mais importantes e marcantes para mim… o Dia Internacional do VOLUNTÁRIO. Aquele que está lá quando é (e não é preciso), sem pedir nada em troca. Muitas vezes, um sorriso basta para fazer a diferença na vida de alguém.
Desde cedo, que comecei a minha “aventura” no voluntariado. Comecei pelo Banco Alimentar, onde ajudava na recolha de alimentos nos super e hipermercados, mas depressa quis experimentar outro tipo de atividades.
Posteriormente, decidi “candidatar-me” ao voluntariado no Hospital Pediátrico de Coimbra, num grupo intitulado “Voluntários por Um Sorriso”, onde o objetivo, essencialmente, era aproveitar duas horas por semana para brincar e distrair crianças que, infelizmente, estavam doentes e eram obrigadas a estar internadas. Estive lá (praticamente) um ano e posso-vos garantir: todos os dias eram diferentes e todos os dias aprendíamos coisas novas.
Como não gosto (nem nunca gostei!) de estar parada decidi, pontualmente, fazer voluntariado em eventos, desde a Color Run, passando pela Glow Run e pela Corrida EDP Running Wonders, entre (muitas) outras.
  “Atualmente” (está entre aspas porque, na realidade, comecei a trabalhar e deixei, infelizmente, de o fazer!), faço voluntariado no Hospital Pediátrico de Coimbra mas, desta vez, na “Liga dos Pequeninos” que reúne os filhos (pequeninos) de toda a comunidade que trabalha lá. Lemos histórias, pintamos, brincamos, ajudamos as crianças nas suas necessidades básicas, mas, essencialmente, divertimo-nos e aprendemos muito.
Sem dúvida que o voluntariado é a minha missão de vida. Aquela com que mais me identifico e a que me deixa mais realizada.
Para quem nunca fez voluntariado, aconselho! Para além de ajudarem os outros, contribuem (muito) para a felicidade de alguém e isso é tão importante. Sejam voluntários, sejam ainda mais felizes! 

Já alguma vez fizeram voluntariado? O que acham deste dia?

10 comentários:

  1. Eu nunca fiz, mas tenho um desejo imenso em fazê-lo, sem dúvida!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz, mas já ouvi falar bastante de quem já fez
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Ser voluntário é maravilhoso, e todo mundo deveria tentar

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderEliminar
  4. O voluntariado desperta um sentido de compromisso, comunidade e entreajuda extraordinário! Cresce-se imenso *-*

    r: Aconselho, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Aconselho! :D
      Obrigada pelo comentário, Andreia!

      Eliminar
  5. Este ano comecei a fazer voluntariado em alguns eventos e adoro!

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem, as vossas opiniões e sugestões são sempre bem-vindas!
Caso me façam questões, responderei diretamente no comentário! ❤