4 de fevereiro de 2023

Colecionadores do mundo #6

A rubrica dos Colecionadores está de volta e, desta vez, vem muito bem acompanhada! A escolha foi fácil! A Andreia Morais, autora do blogue “As gavetas da minha casa encantada”, um mundo mágico e bonito, onde se aprende todos os dias. A Andreia escreve tão bem que é impossível não ficar “preso” a cada palavra. Bem, mas vamos à entrevista?

1. Consideras-te uma “Colecionadora do Mundo”, porquê?

É uma designação onde nunca me encaixei, talvez por não ser a pessoa mais viajada. Passeio muito dentro do nosso país, mas além-fronteiras nem por isso. Agora que o perguntas, em certa medida, acho que sou: porque cada peça que colecionamos, até ser tal como a adquirimos, pode trazer um pouco de várias zonas do mundo. Além disso, conseguimos esse passaporte quando pessoas que nos conhecem bem alimentam as nossas coleções.

 

2.     O que colecionas neste momento?

Neste momento, tenho uma coleção principal, a dos dedais. Em simultâneo, também vou colecionando globos de neve, as famosas Pão de Forma e ímanes.

 

3.     Há quanto tempo fazes esta/s coleção/coleções e quantos elementos tens em cada uma?

A coleção dos dedais é mais antiga e sou capaz de a ter iniciado em 2013, as restantes foram surgindo depois disso, quase como um complemento. Ímanes são cerca de 25, globos e pão de forma tenho 10 de cada. Quanto aos dedais, confesso, já perdi a conta, mas tenho ideia de já ter entre os 100 e os 150.

 

4.     O que motivou esta escolha? Tens algum familiar ou amigo que também faça uma coleção semelhante?

Desde pequena que passeio muito por Portugal, mas nem sempre dei o devido valor a isso. Quando me tornei mais consciente do privilégio que é contactar com a beleza e a história de cada lugar, quis trazer um pouco de cada um deles comigo, mas não queria repetir objetos. No início, correu bem, depois comecei a perceber que isso não seria sempre possível, porque nem todos os locais têm peças que os diferenciem. Certo dia, estava na Ciudad Rodrigo, a tentar escolher mais uma recordação, quando a minha mãe me sugeriu trazer um dedal. E foi a partir daí que comecei a coleção, porque, se era para repetir, mais valia ter uma narrativa comum.

A coleção de ímanes começou graças às ofertas de familiares e amigos - e, maioritariamente, é assim que vai crescendo. A coleção das Pão de Forma vai sendo aumentada conforme for encontrando representações e cores que me chamem à atenção, porque sempre fui fascinada por estas carrinhas. A coleção dos globos é uma alternativa aos dedais.

Quanto à segunda parte da questão, sim, tenho familiares e amigos que fazem coleções de ímanes.

 

5.     É fácil encontrar “peças” para a tua coleção? Gostas de qualquer uma ou és esquisita na hora da compra?

Para esta pergunta, vou-me concentrar só na coleção de dedais, por ser a que assumi com maior compromisso. Nem sempre é fácil encontrar peças que a complementem, porque depende muito das zonas que visito e da própria procura turística pelo artigo em si. Não sou muito esquisita no processo de seleção, só tenho é de garantir que o nome do sítio está gravado, caso contrário, não me faz muito sentido. Há modelos que chamam mais à atenção, mas não tenho requisitos extravagantes. Acho que a minha maior esquisitice [e talvez nem se aplique este termo] foi quando, nas férias de 2019, tentei que todos os dedais que comprei pelo Alentejo fossem em cortiça.

 

6.     No futuro, pretendes continuar a dar-lhe seguimento ou tens outras "ideias de coleção" que pretendes explorar mais?

Com a pandemia, as coleções ficaram em pausa, mas quero dar-lhes seguimento. Principalmente, à dos dedais, porque acaba por ser a mais especial. Assim de repente, não tenho novas ideias de coleções para explorar, mas não fecho essa porta. Se tiverem significado, penso que são mais uma maneira de eternizarmos memórias e um pouco da nossa história.


Imans

Fotografia da autoria da Andreia

Globos de neve

Fotografia da autoria da Andreia

Pão de forma

Fotografia da autoria da Andreia

Dedais

Fotografia da autoria da Andreia

Andreia, que entrevista incrível! Muito obrigada! É sempre um gosto ter-te por aqui! Quem ainda não a segue aproveito para deixar as suas redes sociais para que possam fazê-lo:

12 comentários:

  1. Oh, como foi tão bom mesmo conhecer um pouco mais sobre essa menina
    Adorei conhecer um pouco mais da sua coleção
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  2. Coleciono hímenes do frigorifico!:)
    E Moedas de 2€ :))
    .
    O Fascínio...
    .
    Beijos
    Bom Domingo...

    ResponderEliminar
  3. Ja conhecia as colecoes da Andreia e gostei muito de a ver falar sobre elas *.*

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelo convite, Marta. Gostei muito de falar sobre as minhas coleções *-*

    ResponderEliminar
  5. Adorei conhecer um pouco mais a Andreia! Obrigada por esta partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  6. Adorei a entrevista :) Gosto muito da Andreia.
    Adoro coleões, sou uma colecionadora árdua :)
    Beijinhos às duas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, fico muito contente! :)
      Obrigada pelo comentário!
      beijinhos

      Eliminar

Obrigada por lerem e comentarem, as vossas opiniões e sugestões são sempre bem-vindas!
Caso me façam questões, responderei diretamente no comentário! ❤