31 de março de 2022

Por trás dos livros #11

Chegámos ao fim do mês de março e porque não terminá-lo da melhor forma possível? O que me dizem de dar destaque à rubrica “Por trás dos livros?”. Eu acho uma boa ideia!

Assim, desta vez convidei a querida Sandra Monteiro, autora do blogue “Bluestrass” que nos irá falar dos seus gostos literários. Vamos a isso? (Ah e espreitem este cantinho, vale a pena!).

Sandra Monteiro
Imagem da autoria da Sandra

1. Para quem não te conhece do mundo dos blogues quem é a Sandra Monteiro? 

A Sandra Monteiro é uma mulher, mãe, esposa, sonhadora (sempre com a cabeça a borbulhar de mil ideias). Trabalho na área da energia, mas depois do meu full time, tenho outros muitos trabalhos em part time que faço com o coração, que fazem com o meu dia pareça muito pequenino.  Isto para além claro está de tudo o que envolve a minha vida familiar...

2. No teu blogue "Bluestrass" falas um pouco de tudo, do que te faz feliz e do que verdadeiramente te toca. A literatura também faz parte. Como surgiu na tua vida? Sempre gostaste de ler?

A leitura chegou à minha vida de uma forma muito particular. Aos 5 anos quando entrei para o primeiro ano, não aprendi logo a ler como os meus colegas devido a alguns problemas de saúde. A minha professora para além do meu livro de português ensinou-me a ler nuns pequenos livros infantis da Editora Majora. Mais tarde, já adolescente, o gosto pela leitura sempre se manteve, apesar de não existir uma grande capacidade para adquirir obras, lia na biblioteca da escola, trazia para casa e também tinha amigos que me emprestavam alguns livtos e esse gosto por ler foi sempre crescendo.

3. Que género de obras é que gostas mais? Preferes romances, policiais, dramas ou outro tipo? Porquê?

Adoro romances históricos, principalmente os que focam a segunda guerra mundial. Também tenho um ou outro que foca a primeira grande guerra. E também sou fã de livros que falam sobre o período conturbado do salazarismo. No entanto, já li um pouco de tudo, livros sobre amores, paixões, policiais também e até li um livro sobre espionagem.

4. Quem é o/a teu/tua escritor/escritora de eleição? O que mais aprecias na sua escrita?

Admiro muito a Isabel Allende. Já li várias obras dela, as primeiras obras da sua carreira literária. E fascina-me a sua capacidade de levar o leitor a viajar... Eu ao ler os seu livros dava por mim a imaginar-me nos trilhos e caminhos descritos nos livros..

5. Por fim, existe alguma obra que te marcou pela positiva, que quando tiveres tempo queres voltar a relê-la?

Não costumo reler os livros que já li uma vez, salvo algumas excepções, Neste caso o livro que escolhia era o "De Budapeste ao Estoril - Uma Vontade Indomável " de Edle Astrup Hubay Cebrián. Este livro conta a história na primeira pessoa da jornalista Edle Cebrián desde os seus tempos na sua terra natal até à fuga para o Estoril, após a invasão da Hungria pelas tropas de Hitler e mais tarde após o golpe de estado comunista também.

Uma história contada na primeira pessoa, onde podemos sonhar com histórias de amor, mas também com os horrores da guerra. Para pensar e analisar se fosse connosco, como seria, como reagiríamos nós ás adversidades?

 

Muito obrigada Sandra, por esta fantástica entrevista! Espero que tenham gostado tanto como eu!

 

Podem segui-la nas suas redes sociais:

ass

16 comentários:

  1. Gosto muito da Sandra :) Que conversa tao bonita *.*

    ResponderEliminar
  2. Como foi bastante bom conhecer um pouco mais sobre ela
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de conhecer a Sandra :)
    Um beijinho,
    https://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Uma entrevista muito boa. O meu elogio.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de ler esta entrevista. Já conhecia o blog.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem, as vossas opiniões e sugestões são sempre bem-vindas!
Caso me façam questões, responderei diretamente no comentário! ❤