23 de fevereiro de 2021

Marta e… o medo de conduzir #11

No próximo mês faz oito anos que tenho a carta de condução. Parece muito tempo (e realmente é!), mas o início “não foi pera doce”.

Desde cedo que o meu pai, por trabalhar no ramo automóvel, sempre me “incentivou” a gostar de carros. Mostrava-me (e ainda mostra!) o seu mundo: as cores, os modelos e todos os pormenores “fora da caixa” dos veículos de quatro rodas até que… chegou a altura de tirar a carta.

Tive um instrutor incrível que sempre me auxiliou em tudo. Por isso, consegui não só fazer o exame de código à primeira como também, apesar dos nervos, o exame de condução. Não foi fácil, como acredito que não seja para quase ninguém, mas superei com distinção estes desafios até… começar a conduzir.

Não sei explicar o porquê, mas comecei a ganhar algum receio, inclusivamente, inventava desculpas só para não ter que conduzir. Porque não queria conduzir. Só queria ir “à boleia”. Recordo-me de fazer caminhos mentalmente só para fugir de alguns sítios que, na estrada, me deixavam insegura. Ainda foi assim durante algum tempo até… mudar de automóvel. A partir daí, o medo deixou de existir e, posso dizer que, atualmente, adoro conduzir. Relaxa-me (apesar de me irritar bastante com certos condutores!). Assim sendo, não sei se o problema estava em mim ou no carro, mas o que interessa é que venci, mais um, medo. E só posso estar feliz e orgulhosa.

E vocês já superaram alguns dos vossos medos?

14 comentários:

  1. Eu tinha tanto medo de acidentes que achava-me incapaz de tirar a carta. Fazia-me muita falta. Quando o meu filho mais novo foi tirar, aos 18 anos, eu apanhei coragem e fui com ele. Tirei aos 46. Se custou?? muito muito. Chumbos incluídos, mas isso não interessa nada. Foi a melhor coisa que eu fiz na vida e perdi o medo. Não há idade para se tirar a carta. Devo salientar que o meu marido nunca me deixou desistir, e, para nunca perder a prática fazia questão que eu conduzisse sempre o carro. Coisa que muitos homens não gostam. :))
    -
    Abro a janela e deixo a brisa entrar
    -
    Beijo e um excelente dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que partilha bonita! Nunca é tarde para tirar a carta e superar os nossos medos! :)
      Muito obrigada pelo comentário, Cidália!
      beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  2. Existe muita gente que ganha medo em conduzir. Mas a verdade é que esse medo tem de ser vencido. E como o vencer? CONDUZINDO.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Era um dos medos que gostava de ultrapasar, mas não estar a ser fácil
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Também superei esse medo pois ao inicio estava sempre habituada a andar com companhia.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Por incrivel que pareca ainda nao tenho a carta de conducao, nao por medo de conduzir mas por falta de oportunidades mas acredito que nunca é tarde para a ter :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, estamos sempre a tempo de a tirar! :)
      Obrigada Matilde!

      Eliminar
  6. Olá Marta,
    Confesso que tenho medos e que prefiro nem pensar, apesar de já ter que conviver com algum deles (sobretudo, a perda das pessoas que muito gosto :'( ).
    Quanto ao medo de conduzir, senti há mais de 10 anos atrás quando fui tirar a carta pela primeira vez. Acabei por várias questões pessoais por desistir da carta e, também, habituei-me a andar a boleia, mas sobretudo, ganhei "gosto e prática" pelos transportes públicos - mesmo estes não sendo a melhor opção para deslocações práticas e confortáveis. Pior que fiquei com trauma de ir tirar a cara pelo instrutor menos bom que tive. Só que passados anos, lá ganhei vergonha na cara e incentivo da minha Mãe e irmã que já tinham a carta, e o pior para mim era a preguiça de ir as aulas e ter de fazer as aulas praticas - devido, precisamente dos CROMOS que andam pela via que não respeitam ninguém.
    Hoje em dia, também adoro conduzir, mas sempre com alguma tenção de ter de ir a alguma rua ou beco estreito de Lisboa, receio de ir a algum lado que não conheça a estrada ou a sua rota e claro, sempre de olho atento aos estúpidos que se acham donos do mundo e das estradas.

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira's Life Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena,
      Qua partilha incrível! É ótimo olhar para trás e ver o quanto evoluímos, muito graças às pessoas que nos apoiam e incentivam a ir em frente e a enfrentar os nossos medos! :)
      Obrigada pelo comentário!
      beijinhos

      Eliminar
  7. Ao início também me assustava, andava devagar e qualquer buzinadela era motivo de aflição. Depois passou.

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem, as vossas opiniões e sugestões são sempre bem-vindas!
Caso me façam questões, responderei diretamente no comentário! ❤