31 de maio de 2022

Os (meus) chás

Não gosto de café (e sim, já provei!) e sou muito esquisita em relação aos chás. No entanto, se tiver que optar por escolher algum, este é o meu “top” 5:

Chá de barbas de milho. Acho maravilhoso! Não tem um sabor muito forte e, por isso, sabe-me bem. Dizem que é diurético e que ajuda a prevenir infeções urinárias.

Chá de cavalinha. Também não tem um sabor muito forte. É bom. Há quem defenda que torna a pele mais bonita, que ajuda a “desinchar” o corpo e que tem uma ação diurética, anti-inflamatória e digestiva.

Chá de frutos vermelhos. Foi dos primeiros que provei e gostei. Tem um sabor adocicado e é um pouco forte. No entanto, gosto de beber de vez em quando.

Chá de oliveira. Tem propriedades anti-inflamatórias e é diurético. Na minha opinião, também é muito bom.

Chá de hibisco. Diurético e muito forte. Só bebo de vez em quando.

E vocês bebem chá? Quais são os vossos preferidos?

28 de maio de 2022

E o marcador do mês é… #61

O meu mês preferido está quase no fim! Assim é altura de vos apresentar o MARCADOR DO MÊS!

O marcador eleito pertence ao Porto e é este:


Porto 

O que acharam da escolha?

ass

26 de maio de 2022

A Marca da Marta em Viagem #51

Recentemente, fiz mais uma viagem “diferente”! Tendo em conta que já conheço bem a incrível cidade de Aveiro, decidi explorar um pouco mais os lugares que a compõem. Um deles foi o Cais do Bico. Localizado no concelho de Murtosa, foi um dos mais importantes lugares de descarga de moliço, de sal e de materiais de construção.

É pequeno, acolhedor e bonito. Tem paisagens esplêndidas que permitem captar boas fotografias. Por isso, só tenho boas razões para vos aconselhar a visitar. Vamos a isso? Nem que seja através destas imagens:

Cais do Bico

Cais do Bico

Cais do Bico

Cais do Bico

Cais do Bico

Cais do Bico

Cais do Bico

Cais do Bico

Cais do Bico

Cais do Bico

Cais do Bico

Cais do Bico

Já conheciam este pequeno Paraíso?

ass

24 de maio de 2022

A aprender é que a gente se entende! #18

A aprendizagem de hoje é ligeiramente diferente. E porquê? (Perguntam vocês, muito curiosos!). Porque, na minha opinião, traz cinco “regras” base na vida:

Sonhar. “O sonho comanda a vida”, não é verdade?

- Amar. O que seríamos de nós sem amor? Amor da família. Dos amigos. Dos que nos são mais próximos.

- Ter liberdade. Para fazer o que nos apetecer sem dar justificações a ninguém.

- Relaxar. Ler um bom livro. Ver o mar. Dar um passeio.

- Ser feliz e aproveitar o melhor que a vida tem para nos oferecer!  

Paris

Acrescentariam mais algum verbo a esta lista?

ass

22 de maio de 2022

Marta e… as tradições académicas

As tradições académicas em Coimbra são inúmeras, no entanto, vou apenas referir duas. As restantes deixo para uma publicação a posteriori. São elas:

- Bilhete de identidade do caloiro.

- Desenho da caricatura na fase do Carro da Queima das Fitas.

Logo nos primeiros dias de entrada na Faculdade, na altura das praxes, os “Doutores” fazem um pequeno questionário aos caloiros de forma a conhecê-los melhor: perguntam a graça (nome), o número de dentes (idade), a estrebaria (de onde vimos) e se temos ou não apêndice (namorado/a). Como o meu irmão já me tinha “ensinado” esses conceitos, soube responder a tudo. E fiquei muito contente.

Já na fase final do Curso e, de forma opcional, os “Doutores” têm oportunidade de fazer uma caricatura do seu rosto, onde podem incluir frases, palavras, excertos ou imagens relacionadas (ou não) com a vida académica. Eu incluí as minhas amigas de Faculdade e algumas frases/ações que me caraterizavam. Apesar de achar que aquela “pessoa” não sou eu e de nada ter a ver comigo, gosto do que tem ao redor. E nesse caso sim, tem tudo a ver comigo.

Tradições académicas

Conheciam estas duas tradições da cidade dos estudantes?

ass 

20 de maio de 2022

Parabéns Martinha!

Hoje é o meu dia. Comemoro mais um ano de vida. Ainda na casa dos 20, mas já com um pé a chegar aos 30. E que bonita que tem sido esta viagem.

Sempre gostei de fazer anos. Mesmo em adulta ainda continuo a gostar. Gosto dos telefonemas à meia noite e das mensagens bonitas e verdadeiras a todas as horas do dia. Gosto dos abraços, das recordações, dos mimos e da festa. Gosto de estar com a minha família e fazer coisas diferentes do habitual. Passear, ir a um restaurante diferente, ver um filme. Quebrar a rotina. Gosto de tornar este dia único e inesquecível. Especial e com significado. Que hoje também assim seja. Parabéns para mim e para a minha mãe!

Aniversário

ass

19 de maio de 2022

A originalidade não tem limites! #48

Mais um dia da semana, mais um marcador da “Marca da Marta”! E este só podia vir para a rubrica “A originalidade não tem limites!”. É original, bonito e colorido. É também diferente, podendo representar um pouco da História de Portugal. Com cavalos e reis.  Com corridas e música. Com natureza e com o melhor que ela nos pode oferecer. É criativo e, portanto, fazia todo o sentido passar por aqui.

Marcador

O que acharam deste exemplar? Também o acham “original”?

ass

17 de maio de 2022

Comemora-se hoje… #39

De acordo com a minha agenda, hoje, dia 17 de maio de 2022, comemora-se o Dia Mundial da Internet. Um meio que veio revolucionar completamente a vida de cada pessoa.

Atualmente, ninguém (ou quase ninguém!) vive sem internet. E se, por breves instantes, temos pouca sorte e ela falha, “apanicamos”. Falo por mim. Que entro em stress. No entanto, recordo-me de há uns anos atrás ter ficado hospedada num parque de campismo no Norte de Portugal. Não me lembro bem do nome da zona, mas sei que era calma e longe de tudo. E não havia internet. Nem rede no telemóvel. Apesar de ter achado que era “o fim do mundo”, soube-me bem desligar do mundo. Nem que fosse por pouco tempo.

 

E vocês, acham que viviam bem sem Internet?

16 de maio de 2022

Parabéns David!

Com diferença de cinco anos e quatro dias em relação a mim, hoje, dia 16 de maio, o meu irmão comemora mais um ano de vida. Está na casa dos trinta, mas como ele próprio diz, continua como o “Peter Pan”. Não envelhece. Tem sempre um aspeto de “miúdo”, principalmente quando faz a barba.

E como o descrevo em poucas palavras? Fácil. É trabalhador, simpático e muito teimoso. É bastante prático, determinado e “organizado dentro da sua desorganização”. Tem uma coleção (enorme!) de jornais e revistas do Benfica, sendo o maior aficionado deste clube.

Gosta muito de comer e de dormir. Também gosta de passear, ir à praia e apanhar sol. Gosta de estar com a família e os amigos. É preocupado e está lá quando é preciso. Diz que “dormindo dez minutinhos fica novo”. E pelos vistos tem resultado. David, parabéns, que tenhas um dia muito feliz! Tens sido um bom irmão!

 

Irmão

ass

14 de maio de 2022

Uma experiência de… autocaravana

Por querer ter experiências diferentes na vida e experimentar de tudo um pouco, tive oportunidade de passar um fim-de-semana numa autocaravana. Na realidade, era para ser um fim-de-semana completo (duas noites), mas foi apenas uma. Já a tinha visto antes e, na altura, fiquei completamente fascinada. Era bonita e espaçosa (tirando a casa de banho!).

Assim, no fim-de-semana do Dia do Pai decidi rumar até Tróia e, posteriormente, Comporta e não fiquei desiludida. Apesar de se sentir bem o “chão” principalmente quando não é calçada e de abanar bastante (mais no caso de as coisas não estarem bem fechadas e de rebolarem bastante!), adorei a experiência. Todos os caravanistas nos acenavam e cumprimentavam com um sorriso no rosto. Além disso, fomos “alvo” de muita atenção. É necessária muita destreza para manobrar uma autocaravana, principalmente, com mau tempo, muita chuva e frio. E foi o caso!

Uma experiência diferente que deu para “arejar”, jogar às cartas, passear, tirar fotografias, ler, rir e conversar. Que quero repetir em breve. Para já, deixo-vos com algumas fotografias desta experiência:

Autocaravana

Autocaravana

Autocaravana

Autocaravana

Já alguma vez andaram de autocaravana? Têm vontade de experimentar?

ass 

12 de maio de 2022

A Marta recomenda… #20

Já há muito tempo que não vos dava uma recomendação. Eis que hoje é O DIA! Uma sugestão simples, mas essencial nesta rubrica: um passeio pelo nosso rico Porto.

Já lá fui tantas vezes e nunca me canso. Para além dos monumentos mais emblemáticos, tem sempre lugares novos e encantadores para conhecer. Porque não dar um passeio de barco pelo Douro ou visitar a livraria Lello? As Caves, o Mercado do Bulhão e a Fundação Serralves também são excelentes sugestões! O ideal é… vão com tempo e visitem TUDO (o que for possível!).

Porto

Quem adora a cidade do Porto? Já a visitaram?

ass

10 de maio de 2022

Ideia gulosa #20

Qual a parte que olho primeiro assim que me entregam o menu num restaurante? As sobremesas, claro! Sou mesmo uma gulosa!

É fácil encantarem-me com um doce. Se tiverem leite creme queimado, está feito! Se não tiverem também gosto de bolo de chocolate, brownie, mousse ou uma especialidade da casa (que não seja aquela sobremesa com natas, leite condensado ou café e bolacha que não sou muito fã!).

Também gosto de experimentar (a dividir!) doces que “chamam a atenção”. Neste caso, eram as “três sobremesas” à escolha do chef. E que boas que eram! Cheesecake de frutos silvestres, tarte de chocolate e tarte de feijão. Esta última pode parecer estranha, mas era deliciosa! A acompanhar vinha uma bola de gelado que não gostei particularmente porque tinha um sabor um pouco forte. De resto, cinco estrelas! Adorei!


Sobremesa

E vocês, também são gulosos? O que acharam desta sobremesa?

ass

7 de maio de 2022

Colecionadores do mundo #1

O mês de maio é o meu mês! Por isso e, como forma de o “comemorar”, escolhi o dia de hoje para lançar uma NOVA RUBRICA! Que faz todo o sentido neste blogue e nesta coleção. Os colecionadores do mundo. Nela, contarei as histórias daqueles com quem me vou cruzando. E mostrarei o quão diferentes poderão ser as coleções de cada pessoa. Desde que, para mim, façam sentido, entrarão na “Marca da Marta”. Para já e, como forma de a iniciar, partilho um texto escrito em 2015, cinco anos depois desta coleção ter começado:

“Colecionar é, essencialmente, trabalhar com dedicação e empenho ao longo dos anos. É ter um modo de viver e sorrir diferente, é conhecer e visitar os mais diversos lugares, é aprender cada vez mais, é poder observar e demonstrar o quão bonito é o nosso País e o porquê de os estrangeiros o admirarem tanto e gostarem tanto dele, é conhecer pessoas novas, é, essencialmente, marcar pela diferença.

Eu, coleciono marcadores já há vários anos e, orgulho-me muito disso. Tenho aprendido e crescido como pessoa e os horizontes expandiram-se. Tornei este sonho realidade e, espero, sinceramente, um dia poder mostrá-lo ao mundo, ao País mas, especialmente às gerações seguintes da minha família que, certamente, vão fazer parte deste sonho e ainda o vão tornar mais bonito e organizado.

Na expetativa de concretizar, da melhor forma, os objetivos propostos criei o blog “A Marca da Marta” que mostra, ao longo do tempo, a evolução da coleção de marcadores distribuídos entre Portugal e Estrangeiro.”

 

Preparados para conhecer alguns colecionadores do mundo?

Conto convosco nesta nova rubrica! Fiquem desse lado! 💕

5 de maio de 2022

Marta e… o estacionamento

Já há dez anos que tenho a carta de condução. Na altura, lembro-me que, no dia do exame, me “calhou” estacionar entre dois carros e fi-lo com facilidade. No entanto, desde esse dia que não o faço. Tenho experimentado de vez em quando, mas geralmente, não corre bem.

Assim e, de forma a fugir a este contratempo (ou falta de habilidade, como queiram chamar!), estaciono o carro sempre muito longe. A não ser que haja estacionamento de frente ou nos lugares antes ou depois de uma garagem que impedem que outros condutores estacionem à minha frente ou atrás de mim.

Geralmente e, sem exagero nenhum, estaciono sempre o carro a 10/15 ou 20 min do lugar onde vou. Caminhar faz bem e assim tenho a certeza que o carro ficou bem estacionado, está seguro e não me vai dar problemas. Enfim, pancadas… no estacionamento!

 

E vocês têm facilidade a estacionar ou são como eu e deixam o carro a 10km do sítio onde vão?

2 de maio de 2022

Ucrânia, um mundo virado do avesso

Já há muito tempo que se ouve falar de guerra. E não, não é aquela a que estamos “habituados” a assistir nos filmes ou séries. É muito pior. É aterrador olhar para milhares e milhares de civis que já morreram sem qualquer culpa. Estavam simplesmente no sítio errado à hora errada. É assustador ver tantas famílias destruídas e tantos corações despedaçados. No entanto, também é de louvar a união do povo ucraniano. A força e a persistência inabaláveis. A defesa de um País com unhas e dentes. Que bonita lição que podemos tirar daqui. Que a guerra acabe depressa e que possamos voltar “à normalidade” o mais breve possível 🖤

1 de maio de 2022

Feliz Dia da Mãe!

Para comemorar este Dia da Mãe decidi dar “uma voltinha ao baú” e logo que o abri descobri uma fotografia incrível de nós as duas. Minha e da minha mãe. Uma imagem já antiga, mas que representa bem aquilo que nos une. Cumplicidade, alegria e uma grande amizade.

Passe o tempo que passar, com rugas e cabelos brancos à mistura, vamos continuar assim. Grandes amigas. Grandes cúmplices. Com muitas histórias para contar e partilhar. E que bom que assim é.

A minha mãe é uma verdadeira inspiração. Tudo o que faz, faz bem. Com trabalho e muita dedicação. É realmente um exemplo a seguir. Em todos os campos. Por isso, Mãe, um feliz dia! Que me continues a “abrir os olhos” e a equilibrar a razão e o coração. Obrigada por tudo! És incrível! Gosto mesmo de ti


Feliz Dia da Mãe
ass