31 de janeiro de 2021

O (MEU) MÊS #24

Hoje é o último dia do mês de janeiro! Assim sendo, o que fiz de especial nele?

 

DESPORTO: Pelos tempos que atravessamos atualmente, tanto o exercício físico, como as aulas de yoga foram realizadas de forma remota. 


FORMAÇÕES:  Estando em teletrabalho aproveitei o pouco tempo livre para apostar em formações online!


LITERATURA:  Li a obra “6 de Abril’96” de Sveva Casati Modignani e gostei! Também gostei do livro “Mistério na Califórnia” de Elizabeth Adler.


SÉTIMA ARTE: No primeiro dia do ano vi o filme polaco “A destemida” e gostei muito! Também tive oportunidade de ver os filmes “Uma família instantânea”, “Amor com data marcada” e “Full out” e gostei! Também apreciei o filme “The Edge of Seventeen”. Vi a série do momento, “Emily in Paris”, e fiquei fã!


OUTROS: Experimentei comida indiana e… detestei! Achei que tinha um sabor "diferente" e esquisito!

 

O que acharam do meu mês?

28 de janeiro de 2021

E o marcador do mês é… #46

Estamos no primeiro mês do ano! Assim, é tempo de vos mostrar o MARCADOR DO MÊS!

 

Assim sendo o marcador eleito pertence a Porto e é este:

 

 

O que acharam da escolha? 


ass

25 de janeiro de 2021

De volta do baú #23

Hoje é dia de dar mais uma voltinha ao baú! Esta recorda a minha infância e os tempos em que a única preocupação que tinha era: “qual vai ser a brincadeira seguinte?”. Assim sendo refiro-me ao conhecido dominó. Um jogo divertido e adequado a toda a família!

Quem por aqui é fã deste jogo? Costumam jogá-lo com frequência?

 

ass 

23 de janeiro de 2021

A originalidade não tem limites! #39

Mais um dia, mais uma “originalidade” neste blogue! A de hoje é antiga, ou melhor, não é antiga, mas estava já há muito tempo guardada na gaveta (no telemóvel).

Veio diretamente de França, da sua capital, Paris, e intitula-se “Les Deux Magots”. É um exemplar simples, mas bonito.

O que acharam desta “originalidade”? Gostaram?

ass
 


20 de janeiro de 2021

Ideia gulosa #12

E se vos sugerisse uma pizza? É saborosa, crocante e viciante. Podia ser de frutos do mar ou de cogumelos. Que tal? Aceitariam a sugestão? Por via de dúvidas e só para vos “abrir o apetite”, deixo-vos com a fotografia que tirei nas férias de Verão, numa pizzaria do Alvor:

O que acham desta ideia? Não tem um aspeto delicioso?


ass

18 de janeiro de 2021

Hoje é dia de… #38

Hoje, dia 18 de janeiro de 2021, é o Dia Internacional do Riso! Segundo a terapeuta Sabrina Tacconi, “devemos rir dez minutos continuados por dia”. Acham que é possível? É. E fácil? Não muito, mas não perdemos nada em tentar e dar o nosso melhor, não concordam?

Fiz uma breve pesquisa e cheguei à conclusão que rir faz muito bem à saúde. Então vejamos:

  1. Melhora a oxigenação;
  2. Melhora o sistema cardiovascular;
  3. Ajuda à libertação de serotonina, um antidepressivo natural, e de endorfinas, responsáveis pelo bem-estar;
  4. Além disso, liga as pessoas e possibilita momentos de partilha e cumplicidade.


Vamos todos rir?

ass

17 de janeiro de 2021

A beleza também conta! #60

A “beleza” de hoje é muito conhecida! Está na cidade invicta e é um dos pontos de referência a quem por lá passa: a Livraria Lello. Para além de ter uma diversidade muito grande de obras, é delicada e muito bonita. É antiga e “fora do comum”. Tem cada detalhe trabalhado ao pormenor. É realmente uma relíquia no Porto!

Conhecem esta Livraria? O que têm a dizer dela?

ass

14 de janeiro de 2021

Histórias Marcantes #40

A história marcante, de hoje, é, infelizmente, real. Fala-nos de bulling, ou seja, de situações de maus tratos físicos, psicológicos e mentais. A obra “Pra cima de Puta” é da apresentadora de televisão, entre tantas outras coisas, Cristina Ferreira (de quem sou mega fã!).

Este livro é forte e deixa-nos a pensar. É impossível ficar-lhe indiferente. É muito difícil ficar indiferente a esta realidade.

Há pessoas que, principalmente, atrás de um computador, são capazes de tudo. Pensam, comentam e adoram mandar na vida dos outros que não lhes são nada. Pensam que são “donas e senhoras do mundo” e só estão bem a dizer mal. Na verdade, são pessoas tóxicas que nada acrescentam e que, o melhor, é manter à distância.

Este livro pretende mudar mentalidades. Quer marcar pela diferença e, por isso, aconselho mesmo a sua leitura!


Já conheciam esta obra? O que acham dela?

 

ass

12 de janeiro de 2021

Preferem online ou presencial?

Com a situação atípica em que vivemos atualmente, os meios de comunicação digitais têm tido cada vez mais destaque (como é normal!). Assim, hoje, decidi trazer-vos uma lista de coisas onde apresento as minhas preferências, ou seja, escolho o online ou o presencial consoante a situação. Conto convosco neste desafio?

1.Comprar roupa? Já me rendi às compras online apesar de gostar muito de ir às lojas de roupa;

2.Ir a um restaurante ou pedir para enviar para casa? Prefiro ir a um restaurante, mas, também gosto de desfrutar de uma bela refeição no conforto do lar;

3.Ir ao cinema ou ver um filme em casa? Ir ao cinema, sem dúvida nenhuma. As pipocas do cinema nada têm a ver com as outras;

4.Ir ao supermercado ou pedir em casa? Ir ao supermercado. Gosto muito de escolher os produtos “ao vivo”;

5. Fazer cursos online ou de forma presencial? Neste caso, já me rendi aos online. No entanto, fazer um curso presencial é sempre diferente. Há contacto com os restantes colegas e dinâmicas interessantes;

6.Fazer exercício físico online ou presencial? Presencial. Online não é bem a “minha praia” porque a preguiça, às vezes, “fala mais alto”;

7.Ver concertos em casa ou ver ao “vivo e a cores”. “Ao vivo e a cores”, claro.

8.Fazer “tratamentos de spa” em casa ou em sítios específicos? Prefiro fazer nos lugares destinados ao efeito. 

Assim sendo, concluo que ainda sou uma mulher “à antiga”, ou seja, apesar de o digital estar em todo o lado, existem muitas coisas que ainda prefiro fazer de forma presencial.

 E vocês têm algum ponto em comum comigo?

9 de janeiro de 2021

Marta, a Contadora de Histórias

Lembro-me de começar a contar histórias ainda muito nova. Inicialmente, quando aprendi a ler, “lia para mim mesma” (para treinar) ou para quem quisesse/pudesse ouvir. Mais tarde, comecei a ler aos pequenotes da família.

Há cerca de dois anos e, fazendo parte de um grupo de voluntários do Hospital Pediátrico de Coimbra, fui convidada a contar uma história às crianças que lá passavam as suas férias. Neste caso, as de Natal. Aceitei de muito bom grado e de forma imediata, no entanto, fiquei um bocadinho aflita com tamanha responsabilidade. Fiquei receosa, afinal era um grande desafio. No entanto, sou uma “mulher de desafios” e, conhecendo-me “como me conheço”, jamais recusaria o convite.

Chegou o dia e uma diversidade de questões pairava sobre a minha cabeça. Estaria preparada? As crianças iriam gostar da história e das atividades relacionadas com ela? Iriam adormecer? Iriam fazer perguntas que “não lembram a ninguém”? Tantos nervos para… nada! Correu super bem. As crianças adoraram (foi o que disseram pelo menos!). Não adormeceram. Divertiram-se, assim como eu. Não colocaram questões “do além”. Gostaram das atividades propostas e, acima de tudo, perceberam a mensagem do livro que era o mais importante.

Depois do teste superado, já li imensas histórias aos mais pequenos e posso-vos dizer que ganhei mais uma paixão. Para além de desafiante, é uma experiência enriquecedora. Aprendemos tanto (ou mais!) que as crianças. Assim que houver oportunidade, quero voltar a ser a Marta, a Contadora de Histórias.

 


Já alguma vez tiveram uma experiência do género? Gostaram?

ass 

7 de janeiro de 2021

Adivinha mensal #45

Hoje é dia de conhecer a ADIVINHA MENSAL, mas antes disso recordo a adivinha do mês passado e a sua solução:

 

Qual será a adivinha de hoje?

 

 

“Qual é o sítio qual é ele que fica em Santarém

Que é conhecido por ser referido no livro de Almeida Garrett “Viagens na Minha Terra”

E que tem duas palavras, a primeira começa com V e a segunda por S

Que sítio é?

 

Solução: Vale de Santarém

 

 

Qual será a adivinha de hoje?

 

“Qual é o sítio qual é ele que fica no estrangeiro

Que é conhecido pelos canivetes, pelos relógios e pelos chocolates

E que começa pela letra S

Que sítio é?

 

(a solução sairá sempre no mês seguinte em conjunto com outra adivinha)

  

 

Qual é o vosso palpite?

5 de janeiro de 2021

Quando a pandemia terminar, o que vou fazer?

Quando ouvi pela primeira vez a palavra “COVID” estava longe de imaginar que, nos dias de hoje, ainda se falava tanto dele. Ao início pensei que era passageiro, que demoraria uma ou duas semanas, no máximo, a passar, mas estava enganada. Infelizmente!

Assim e, tendo em conta os progressos que têm existido nos últimos meses, apesar de ser arriscado, já comecei a fazer “planos” para quando regressar à vida “normal”. Desta forma, o que pretendo fazer nessa altura?

1.Abraçar a minha família. Sou mais de abraços do que beijos. Por isso, este será o primeiro “plano” da lista;

2.Comemorar os aniversários especiais. No ano passado, tive alguns familiares que comemoraram números bem redondinhos e, por isso, merecem uma festa à medida (os outros também, claro!);

3.Ir a um SPA. Pode parecer “parvo”, mas senti falta disto nesta época tão atípica, por isso, spas deste País, podem contar com a minha presença;

4.Viajar. Tinha tantas “passeatas” marcadas e não fiz nenhuma. Assim, tenho que reverter essa situação assim que possível;

5.Ir a um restaurante e estar lá sem “grandes preocupações”. Já consegui ir a alguns, no entanto, não é a mesma coisa. Quero estar lá sem me preocupar com o COVID!

6.Ir ao cinema. Nunca mais fui e sinto falta.

7.Fazer voluntariado com crianças. Sinto falta das brincadeiras, dos abraços, das perguntas inocentes;

8.Ir a concertos/festivais para os quais tinha comprado bilhete anteriormente.

 

E tantas outras coisas, mas estas são as principais!

E vocês, o que querem fazer quando regressarem à vida “normal”?

4 de janeiro de 2021

Balanço literário #3

O ano de 2020 já lá vai, no entanto, escolhi propositadamente o dia de hoje para vos fazer o balanço literário. Nesta rubrica apresento TODAS as obras que li no ano passado. No total li 31 obras. Vamos conhecê-las?

1. “Uma Sombra do Passadode Nora Roberts;

2. “O que vejo e não esqueço” de Catarina Furtado;

3. “Como el río que fluye” de Paulo Coelho;

4. “As minhas escolhas" de Helena Sacadura Cabral;

5. “Brida” de Paulo Coelho;

6. “Um Refúgio Para a Vida” de Nicholas Sparks;

7. “Baunilha e Chocolate” de Sveva Casati Modignani;

8. “Ganhei uma vida quando te perdi” de Raúl Minh’alma;

9. “Conta-me o Teu Segredo” de Dorothy Koomson;

10. “O Fabricante de Bonecas de Cracóvia” de R. M. Romero;

11. “Nunca desista dos seus sonhos de Augusto Cury;

12. “Ave Rara” de Pedro Silva-Santos;

13. “As mulheres que amaram de mais” de Helena Sacadura Cabral;

14. “La bruja de Portobello” de Paulo Coelho;

15. “O meu mapa de ti de Isabelle Broom;

16. “Hoje não” de José Luís Peixoto;

17. “Marketing Digital na Prática” de Paulo Faustino;

18. “Verónica decide morrer” de Paulo Coelho;

19. “A equação da felicidade” de Mo Gawdat;

20. “Ser Digital” de Carolina Afonso e Sandra Alvarez;

21. “Quem mexeu no meu queijo?” de Spencer Johnson;

22. “As melhores ideias são estúpidas” de Stephen M. Shapiro;

23. “Diário de Anne Frank”;

24. “Dei-te o melhor de mim” de Nicholas Sparks;

25. “Becomig” de Michelle Obama;

26. “Dentro do Segredo” de José Luís Peixoto;

27. “Todos os dias são para sempre” de Raul Minh’alma;

28. “A avó que percorreu o mundo de bicicleta” de Gabriel Rodenas Cantero;

29. “Pra cima de puta” de Cristina Ferreira;

30. “O vendedor de sonhos” de Augusto Cury;

31. “Mulheres da minha alma” de Isabel Allende.

 

Também leram muitas obras este ano ou nem por isso?

3 de janeiro de 2021

E os posts mais vistos do ANO de 2020 são… #3

2020 já terminou, no entanto, escolhi o dia de hoje para vos apresentar os posts mais vistos na “Marca da Marta” durante o ano que já passou. Confesso que não olho a “números”, mas a estes, vale a pena olhar. Distinguiram-se (largamente!) das restantes publicações:

O que acharam desta lista? Gostaram de ler algum dos posts mencionados anteriormente?


1 de janeiro de 2021

UM EXCELENTE ANO DE 2021!

2020 foi um ano atípico. Estranho. Nada do que imaginávamos. No entanto, trouxe aspetos positivos à minha vida: consegui valorizar o que realmente importa e fazer o que há muito estava “fechado na gaveta”. Assim e, apesar de tudo, só posso agradecer e esperar que 2021 seja um ano em GRANDE!

Desejo-vos um fantástico ano de 2021, carregadinho de amor, saúde e boas energias! Que concretizem os vossos desejos e sejam muito FELIZES! 😍