31 de março de 2026

Ideia não gulosa #21

A “ideia” de hoje é “bem italiana”. E o que pode ser… Massa ou Pizza?

Para os fãs de massa, esta é uma ótima sugestão. Lasanha caseira gratinada. Tão boa. Tão boa, que só apetece “devorar”.

Quem por aí adora a bela da lasanha?

28 de março de 2026

E o marcador do mês é… #98

Estamos no final de março! Por isso, é altura de vos mostrar o MARCADOR DO MÊS!

Assim, o marcador eleito pertence a Santorini e é este:

 

O que acharam desta escolha? Concordam?

26 de março de 2026

No Museu das Ilusões…

No início deste ano, tive oportunidade de ir ao Museu das Ilusões, em Lisboa. Já tinha “ouvido falar muito bem dele”, por isso “agarrei esta oportunidade com unhas e dentes”. E não desiludiu. Apesar de pequeno, é um Museu bastante dinâmico e divertido. Tem uma série de desafios que “põem a cabeça a pensar”. Por isso, só posso recomendar muito!

Deixo-vos com uma foto que também vos pode deixar a pensar (risos):

Já alguma vez foram a este Museu?

24 de março de 2026

Ideia não gulosa #20

Início da semana pode significar… ideia não gulosa! E esta é bem deliciosa (até rimou!). O que acham desta sugestão: ravioli verde de camarão com pepino e cebola roxa? É um prato diferente, fresco e cheio de cor e sabor. Uma ótima sugestão para terminar março em grande, não concordam?

Ficaram “com água na boca” com esta ideia?

20 de março de 2026

Ela chega hoje…

E ainda bem! Quem já sentia saudades da Primavera? Das flores e do tempo mais “calmo”? Dos dias a ficarem maiores? Da mudança da hora? Ela vem com tudo. Esperemos. Que esta estação seja incrível e o resto do mês de março também

19 de março de 2026

Feliz Dia do Pai!

Precisamente no feriado da minha cidade, Santarém, também é Dia do Pai! E o meu é MESMO o melhor! A simpatia em pessoa. A frontalidade (em que ninguém é capaz de dizer nada!). A (sempre) boa disposição.

Todos gostam do meu Pai. Talvez por “ser sempre como é”. Sem falsidades. Sem máscaras. Sem mimimis.

Pai, um feliz dia! Que seja tão feliz, como tu és. Todos os dias

17 de março de 2026

A originalidade não tem limites #70

Vamos a mais uma “originalidade”? A que tenho o gosto de vos mostrar hoje é “gira a toda a hora”. Vem, uma vez mais, de Istambul e mostra um dos monumentos mais conhecidos e visitados lá: a Mesquita Azul. Um lugar diferente, que aconselho (muito!) a visitarem.

Apesar de ter estado pouco tempo neste País, espero voltar, em breve, para poder conhecê-lo com mais detalhe.

Gostam deste marcador?

13 de março de 2026

A beleza também conta! #87

Nesta sexta-feira, 13, trago-vos mais um marcador internacional. Vem diretamente da Grécia, mais concretamente, da encantadora ilha de Santorini e representa da melhor forma este lugar. Santorini tem vida. Tem beleza. Tem paisagem. Tem turismo. Tudo boas razões para a visitarem, caso tenham curiosidade!

Conhecem Santorini? Têm curiosidade com esta ilha?

10 de março de 2026

Mais marcadores! #90

Mais um dia, mais três marcadores incríveis! Vêm diretamente de Istambul e, arrisco dizer, que são dos mais giros que já por aqui passaram. São coloridos. São criativos. São representativos deste País e, por isso, têm que “marcar” o blogue, de alguma maneira, certo?


Gostaram destes marcadores? Qual o vosso preferido?

8 de março de 2026

Comemora-se hoje… #

O Dia da (grande) Mulher. Grande em todos os aspetos. Em personalidade. Em persistência. Em perspicácia. Em carisma.

O mundo sem elas era muito diferente. São elas que “puxam” para a frente. Que sabem o que querem. Que arranjam braços onde eles não existem. Que inspiram e deixam inspirar.

O mundo é muito melhor com elas. Feliz Dia a todas!

6 de março de 2026

Experiências na cozinha…

No início do ano tive oportunidade de fazer um workshop de comida japonesa (incrível, por sinal!). Nele, aprendi a fazer algumas receitas, nomeadamente, ramen.

Além de difícil e demorado, o ramen é um prato bastante desafiante. Cheio de passos e pormenores. Além dos noodles, dos vegetais e da carne picada, leva também os ovos “que deverão babar” ao abrir e o molho (que pode ser mais ou menos picante).

Para mim, o que faz o ramen é o molho e, sem dúvida, os ovos. O molho pouco picante (porque não tolero) e os ovos bem “babosos”. E, para grande alegria (cá em casa!), a experiência correu bastante bem. O prato estava exatamente assim, se não vejamos:


Gostam de ramen? Contem-me tudo nos comentários.

3 de março de 2026

Adivinha mensal #96

Hoje é dia de conhecer a ADIVINHA MENSAL, mas antes disso recordo a adivinha do mês passado e a sua solução:

  

  

Qual será a adivinha de hoje?

 

  

“Qual é o sítio qual é ele

Que fica na Ásia

Que é conhecido pela ilha lágrima

E que tem duas palavras, a primeira começa por S e a segunda por L

Que sítio é?

  

Resposta: Sri Lanka

 

Qual será a adivinha de hoje?

 

“Qual é o sítio qual é ele

Que fica na América do Norte

Que é conhecido pela Cataratas do Niagara

E que começa com a letra C

Que sítio é?

 

 

(a solução sairá sempre no mês seguinte em conjunto com outra adivinha)

  

 

Qual é o vosso palpite?

28 de fevereiro de 2026

E o marcador do mês é… #97

Estamos em fevereiro de 2026! O tempo está a voar! Por isso, é altura de vos mostrar o MARCADOR DO MÊS!

Assim, o marcador eleito pertence a Istambul e é este:

 

O que acharam desta escolha? Concordam?

25 de fevereiro de 2026

A aprender é que a gente se entende! #22

A aprendizagem de hoje vem diretamente da Islândia!

Será que vocês sabiam que… a água da torneira nesta ilha é potável e tem um sabor incrível?  Fiquei tão fã que a queria trazer para cá!


23 de fevereiro de 2026

Andei mesmo no gelo…

No ano passado, quando tive oportunidade de visitar a Islândia, defini um grande desafio para mim mesma: andar literalmente no gelo.

Apesar de nervosa e, por gostar de “sair da minha zona de conforto”, fui e cumpri o objetivo.

Não foi fácil. Há toda uma técnica para o fazer, mas é bastante divertido. Acredito que, com experiência e bastante treino, o resultado é diferente. No entanto, nunca caí, só tropecei algumas vezes (risos).

Posto isto, posso voltar? Vontade não me falta!

 

Já alguma vez andaram no gelo?

20 de fevereiro de 2026

Marcador exclusivo #28

A vossa rubrica favorita está de volta! E não podia vir melhor “acompanhada”. Consigo, traz a “capital do Gótico”: Santarém. A minha cidade.

Este exemplar, pintado à mão, mostra uma das ruas mais conhecidas de Santarém. Sou suspeita, mas, está incrível. Por essa razão, tinha que ter lugar no “marcador exclusivo”, claro!

 

O que me dizem deste marcador? Gostaram?

17 de fevereiro de 2026

BOM CARNAVAL!

Iniciou ontem a “pausa” de Carnaval, pelo menos para os estudantes. Esta época, muito apreciada em todo o mundo, traz alegria, folia, união, afeto e muitos sorrisos.

Uma ótima forma de juntar todos aqueles que gostamos. Bom Carnaval!

14 de fevereiro de 2026

Parabéns, Pai!

Hoje o meu querido pai completa mais um ano de vida. E que vida bonita que tem construído ao longo dos anos!

É uma pessoa incrível. Um empresário de sucesso. Com uma (grande) adoração pela família, especialmente, pela netinha.

Gosta muito (demasiado!) de carros. Gosta muito de dormir a sesta. Gosta muito de comer (mas não é chocolate!!).

Dele herdei a troca de nomes de quase toda a gente. Herdei também a “trapalhice” (tropeço, mas não caio!). O choro fácil. O falar alto. A resposta na ponta da língua.

Dele destaco o bom coração. A simpatia. A educação. O tornar toda a gente única e especial. Não fosse ele também único e ainda mais especial.

Parabéns, pai! Um dia muito feliz! Que o aproveites junto da tua família, rodeado de gargalhadas e boa disposição. Obrigada por tudo! Gosto muito de ti!

10 de fevereiro de 2026

Mais marcadores! #89

No início do ano passado tive oportunidade de ir até à Noruega. Mais concretamente, a sua capital. E, como não podia “deixar de ser”, trouxe bastantes marcadores.

Estes são só dois que “marcaram” bem esta viagem. Semelhantes e igualmente bonitos.

Qual o vosso preferido? Conhecem a Noruega?

8 de fevereiro de 2026

Ideia gulosa #24

Domingo também pode incluir um docinho, certo? E porque não comer a minha sobremesa de eleição? É sempre bem-vinda!

Os mais atentos sabem qual é. Leite creme queimado com uma bola de gelado.

Na minha opinião, o leite creme tem que “estalar” bem e ser muito crocante. O gelado tem que ser fresco, mas sem bocadinhos de gelo (às vezes, acontece e não gosto nada!). Mas, como sabem, gostos são gostos.

Como é o vosso gosto? Gostam de leite creme?

6 de fevereiro de 2026

Adivinha mensal #95

Hoje é dia de conhecer a ADIVINHA MENSAL, mas antes disso recordo a adivinha do mês passado e a sua solução:

    

Qual será a adivinha de hoje?

   

“Qual é o sítio qual é ele

Que fica perto de Aveiro

Que é conhecido pelo leitão à Bairrada

E que começa com a letra M

Que sítio é?

 

  

Resposta: Mealhada

 

Qual será a adivinha de hoje?

 

“Qual é o sítio qual é ele

Que fica na Ásia

Que é conhecido pela ilha lágrima

E que tem duas palavras, a primeira começa por S e a segunda por L

Que sítio é?

 

(a solução sairá sempre no mês seguinte em conjunto com outra adivinha)

  

Qual é o vosso palpite?

3 de fevereiro de 2026

A Marca da Marta em Viagem #73

Em outubro do ano passado realizei um grande sonho: conhecer a Islândia. Apesar de já estar na lista de viagens planeadas (na minha cabeça!) há muito tempo, nunca pensei realizá-la tão cedo. Primeiro, porque é um país muito caro. Segundo, diziam que era “só montanhas e frio”.

Na realidade é um país muito caro (se não o mais caro onde já estive!), mas as paisagens são de cortar a respiração.

Há muitas montanhas. Muitos animais. Muita natureza. Muito frio. Algum vento e gelo. Muitas atrações turísticas.

Podia dizer-vos tudo o que tive oportunidade de fazer, mas prefiro deixar-vos com algumas fotografias, que falam por si.

Sem dúvida, dos lugares mais especiais onde já estive:











Têm curiosidade em conhecer a Islândia ou nem por isso?

30 de janeiro de 2026

Para quem é fã de gatos…

Quem por aí é fã de gatos? Eu, pessoalmente, gosto mais de cães, no entanto, ninguém fica indiferente a este marcador. Original. Colorido. Fofo. Cheio de gatos. E direto de Istambul.

Desta forma, terá que ir para o top dos mais criativos da “Marca da Marta”, não concordam!?

28 de janeiro de 2026

E o marcador do mês é… #96

Entrámos em 2026! Por isso, é altura de vos mostrar o MARCADOR DO MÊS!

Assim, o marcador eleito pertence a Islândia e é este:

 


O que acharam desta escolha? Concordam?

24 de janeiro de 2026

Mais marcadores! #88

Mais uma sexta-feira, mais dois incríveis exemplares para vos mostrar! Ambos vêm da Eslovénia e, apesar de parecidos, têm algumas diferenças.

Ambos mostram os monumentos principais de Liubliana, uma cidade pequena, mas interessante (dizem!).



Dos dois prefiro o segundo, já que é mais “iluminado” e vocês, qual escolheriam?

18 de janeiro de 2026

Ideia gulosa #23

A “gulodice” de hoje é de “cortar a respiração”. Para além de linda, é extremamente saborosa. Na Islândia, chamam-lhe “lava cake”, em Portugal, chamam-lhe “petit gateaux”. Um pequeno bolo de chocolate cremoso e “baboso”, que acompanha com uma bola de gelado de baunilha e uns tubos de chocolate crocante. Tão bom. Tão bom.

Quem ficou com “água na boca”? São fãs desta sobremesa?

16 de janeiro de 2026

O que dizer?

O marcador que vos trago hoje é bastante interessante. Dizem, por aí, que se trata do “mau olhado”, uma crença popular que “defendia” que um olhar invejoso trazia (ou traz) más energias, doenças ou má sorte.

Eu, na dúvida, ando sempre com um pequeno “olho” na mala. Nunca se sabe (risos).


E vocês também acreditam no mau olhado?

13 de janeiro de 2026

A originalidade não tem limites! #69

Mais um dia, mais uma originalidade! A que vos mostro hoje vem dos lugares mais especiais por onde já tive oportunidade de viajar este ano: a Islândia.

Apesar de frio e ser bastante caro, é um sítio que aconselho mesmo a visitarem (caso tenham curiosidade!). Vim de lá com uma perspetiva diferente de vida. A valorizar mais a natureza e o que a rodeia.

Em breve, falo-vos mais sobre esta viagem. Para já, deixo-vos com uma pequena amostra deste País:

Conhecem a Islândia? Têm curiosidade em conhecer?

9 de janeiro de 2026

O mundo do Principezinho

No mês passado tive oportunidade de, devido ao meu trabalho, realizar algumas atividades com crianças. Desta forma, trabalhámos a obra “O Principezinho” e foi muito gratificante. Além de ler a história, fiz bastantes atividades com os pequenos e, confesso, que é a parte que mais gosto no meu trabalho.

Assim, deixo-vos com uma foto que representa uma pequena parte disso. Espero que gostem!

Também gostam/gostavam de trabalhar com crianças?

6 de janeiro de 2026

Adivinha mensal #94

Hoje é dia de conhecer a ADIVINHA MENSAL, mas antes disso recordo a adivinha do mês passado e a sua solução:

Qual será a adivinha de hoje?

 

 

“Qual é o sítio qual é ele

Que fica perto de Aveiro

Que é conhecido pelo Pai Natal gigante

E que começa com a letra A

Que sítio é?

 

 

  

Resposta: Águeda

 

Qual será a adivinha de hoje?

 

“Qual é o sítio qual é ele

Que fica perto de Aveiro

Que é conhecido pelo leitão à Bairrada

E que começa com a letra M

Que sítio é?

  

(a solução sairá sempre no mês seguinte em conjunto com outra adivinha)

  

Qual é o vosso palpite?

3 de janeiro de 2026

Janeiro é…

  • (Re)início das aulas
  • Novos objetivos e metas
  • Dietas
  • Ginásio

Estas foram as quatro coisas que me lembrei logo e vocês? O que janeiro vos lembra?

1 de janeiro de 2026

BOM ANO!

Chegámos a 2026. Que este ano seja INCRÍVEL, a todos os níveis: saúde, paz, amor e trabalho. Que consigam chegar a todos os (vossos) objetivos e sejam muito felizes!