31 de agosto de 2021

Comemora-se hoje… #33

Hoje, dia 31 de agosto, é o Dia do Blogue. O dia “do meu cantinho”. Do que me faz realmente bem. Que me “liberta” e me faz esquecer as coisas menos positivas e as más energias.

Desde que me tornei blogger que me sinto muito mais completa. Não há dia nenhum em que não espreite (mesmo que seja de forma rápida!) os comentários e as visualizações de quem me acompanha desde sempre. Gosto e faço questão de responder a todos os que se “dão ao trabalho” de passar por aqui. De ler o que tenho para vos contar/dizer. De comentar e dar a vossa opinião sobre um determinado tema/questão. Obrigada. Obrigada por me acompanharem e por estarem desse lado. Sem dúvida que, desde que tenho “A Marca da Marta”, que sou muito mais feliz. Que assim continue. Feliz Dia a todos os bloggers!

28 de agosto de 2021

E o marcador do mês é… #52

O mês do calor está a terminar! Assim, é altura de vos apresentar o MARCADOR DO MÊS! Vamos a isso?

Assim sendo o marcador eleito pertence a Guimarães e é este:

   


O que acharam da escolha?

ass

27 de agosto de 2021

O (MEU) MÊS #29

Escolhi o dia de hoje para resumir o (meu) mês de agosto. Vamos a isso?

 

DESPORTO: Continuei a fazer aulas de yoga e também exercício físico ao ar livre!

 

LITERATURA: No mês das férias li duas obras: "O Monge que vendeu o seu ferrari" e "Marketing Digital para empresas". Gostei muito de ambas. 


OUTROS: Passeei muito pelo Norte de Portugal e tive mais uma experiência incrível: estive duas noites numa Bubble Tend. Em breve falo-vos desta experiência! Também descansei muito a Sul do País e consegui recarregar baterias para o mês que se avizinha. 

 

O que acharam do meu mês?

24 de agosto de 2021

Por trás dos livros #7

Hoje é dia de… entrevista na “Marca da Marta”! A entrevistada é a simpática Cristina, autora do blogue “Coisas de Feltro. Quem não conhece este “cantinho”, aconselho a fazerem uma visita, vale bem a pena!

Vamos à entrevista?

 

1. Para quem não a conhece da blogosfera, quem é a Cristina? Como se descreve aos outros?

Sou uma pessoa simples, dentro de uma certa complexidade. Ponho sempre muito amor no que faço, só assim vale a pena continuar e tento aprender um pouco mais em cada dia que passa.

 

2. No blogue "Coisas de Feltro" dá bastante destaque à literatura. Sempre gostou de ler ou é uma paixão recente?

Sempre gostei de ler. Gostava de livros mesmo ainda antes de saber ler. Os meus pais sempre me transmitiram essa paixão pelos livros e um dia lembrei-me de começar a fazer reviews de alguns livros que vou lendo.

 

3. Qual foi a melhor obra que já leu? O que se destacou nela?

Não consigo mencionar um só livro, até porque já vários me tocaram especialmente, não só por serem excelentes obras literárias, mas pelo facto de os ter lido em fases especiais da minha vida. 

Destaco "A Oeste Nada de Novo", " Christiane F. (li ainda muito jovem) e "O Diário de Anne Frank".

    

4. E a pior? Porquê?

Pior, pior, foi algum que terei abandonado sem chegar a meio. A sério, se não gosto abandono, não sinto a menor obrigação de ler sem ser por prazer. Também já me aconteceu sentir que não estava na altura de ler um determinado livro e acabar por retoma-lo mais tarde, mas isso nada teve a ver com a qualidade literária. 

 

5. Por fim, que escritor/escritora destaca pela positiva? Porquê?

Sophia de Melo Breyner Andersen pela capacidade de comunicar com palavras simples. Os seus textos são carregados de emoção, imagens e até cheiros. Foi uma escritora incrível. 

Destaco ainda John Steinbeck cuja crueza das suas palavras e histórias retratam uma sociedade imperfeita, cruel mas real. Não se fica indiferente aos seus livros onde as personagens lutam, mentem e magoam, mas também amam e         sonham, numa dualidade própria do ser humano. 

Obrigada Cristina por esta entrevista. Espero que tenham gostado tanto como eu!

Deixo-vos com as redes sociais dela para seguirem o seu incrível trabalho:

22 de agosto de 2021

Histórias Marcantes #44

Já há muito tempo que esta rubrica “andava esquecida na gaveta”. Por isso, hoje decidi “abri-la” e apresentar-vos mais uma sugestão literária. Vamos conhecê-la?

Intitula-se “Becoming – A Minha História” e retrata a vida, na primeira pessoa, de Michelle Obama. Destaca não só os acontecimentos mais importantes até conhecer Barack Obama, como também conta alguns pormenores da vida a quatro (incluindo as filhas!). Além disso, também aborda os medos, as angústias e os pontos menos positivos que decorreram na vida política do marido.

Por ser mega fã de biografias, adorei a obra! Por isso, se gostam particularmente deste género literário, aconselho a leitura deste livro! Tenho a certeza que vão adorar!

Já conheciam esta obra? Ficaram curiosos?

ass 

21 de agosto de 2021

Obrigada Dr. Francisco!

Foi no início desta semana que recebi uma notícia triste. Verdadeiramente triste. Que me deixou com o coração despedaçado.

Por vezes, a vida “prega-nos partidas” e esta foi, sem dúvida, uma delas. O Dr. Francisco Simões, um senhor bondoso, simpático e sempre pronto a ajudar, partiu. Partiu de forma repentina, deixando todos à sua volta desolados e tristes.

Por cada viagem que fazia, o Dr. Francisco e a sua companheira de vida, a D. Dina, lembravam-se sempre de mim. Da minha coleção. Do meu blogue. “Faziam questão” de me trazer diversos marcadores de cada recanto por onde passavam. Traziam porque gostavam. Porque gostavam de me ver feliz. De me fazer feliz. E, ao longo destes anos, fizeram-no da melhor forma possível. Obrigada. Obrigada pela simpatia. Pela bondade. Pelo sorriso nos lábios. Pelas histórias. Por cada bocadinho que passámos juntos.

“As pessoas só partem se nos esquecermos delas”, por isso, podem ter a certeza que nunca me irei esquecer dele. A viagem continua!

Até sempre! 

19 de agosto de 2021

Comemora-se hoje… #32

Hoje é um dia especial. É o Dia Mundial da Fotografia. E como eu gosto de o fazer (apesar de não ter muito jeito!). Gosto especialmente de captar momentos felizes e importantes na vida “dos meus”. Também gosto de fotografar paisagens e pequenos pormenores que, por lá se encontram. Gosto de olhar e recordar cada “cantinho”.

Assim e, de forma a comemorar este dia, mostro-vos algumas das (minhas) melhores fotografias. Espero que gostem!




Também gostam de fotografar e de captar momentos especiais?

ass

17 de agosto de 2021

A Marca da Marta em Viagem #46

Foi no meu dia de aniversário, 20 de maio, que decidi ir “arejar a cabeça” e passear por um dos locais mais bonitos do nosso país: a Costa Nova. Apesar de já conhecer, nunca é um sacrifício regressar. Muito pelo contrário! Por mim voltava todos os dias (se pudesse!).

Enquanto tal não é possível, deixo-vos com algumas fotografias que por lá tirei e que mostram, claramente, a beleza deste lugar: as casas coloridas. Espero que gostem!





Gostaram desta Viagem?

ass

15 de agosto de 2021

Se eu fosse… #19

Vamos conhecer mais uma sugestão?

Assim sendo, se eu fosse... um prato chique, qual seria? Eu seria filete panado com arroz basmati.

E vocês, que prato seriam?

ass 

13 de agosto de 2021

Ideia gulosa #15

Mais um dia, mais uma ideia bem gulosa! A de hoje é muito saborosa e o melhor de tudo… é SAUDÁVEL! Podemos comer “sem culpa” e “sem peso na consciência” (como às vezes acontece!). Leva aveia, maçã, mel e canela. É simples e rápido.

Se ficaram a imaginar este bolo, deixo-vos a fotografia:

 


O que acharam desta sugestão?

ass

11 de agosto de 2021

Hoje é dia de… #42

Segundo o calendário e, tendo em conta as datas “festivas”, hoje é dia de… brincar na areia. Lembro-me de ser pequena e de desejar que as férias grandes chegassem. Gostava de brincar no mar, mas principalmente, na areia. De “dar largas à imaginação” e poder fazer muito mais do que castelos. Gostava e ainda gosto muito de sonhar e de criar tudo o que, para mim, faz sentido. Afinal, o sonho comanda-nos, não é verdade?

Também eram fãs de brincar na areia?

ass 

9 de agosto de 2021

A beleza também conta! #63

Hoje conhecemos mais uma “beleza” da “Marca da Marta”! Pertence à cidade onde nasceu Portugal: Guimarães e, apesar de não ter um símbolo típico desta cidade, é um marcador bem giro (pelo menos na minha opinião!).

Se tivesse que escolher, optaria pela sardinha amarela porque a acho bonita. E vocês, qual das quatro escolhiam?




7 de agosto de 2021

Como a pandemia afetou a minha coleção?

Vivemos numa situação atípica. Um momento que parece que não tem fim e que ninguém imaginava. Apesar de ter trazido aspetos positivos, a pandemia também trouxe muitos aspetos negativos. Assim sendo, de que forma afetou a minha coleção de marcadores?

1.Os passeios não existem ou são muito raros. Hoje em dia já se podem fazer (com limitações, claro!), mas não é a mesma coisa. Por isso, esta é a principal razão pela qual a minha coleção não cresceu;

2.Os marcadores são cada vez mais difíceis de encontrar. Possivelmente há poucos colecionadores neste País (pelo menos com uma coleção semelhante à minha!) e, muitas vezes, torna-se difícil encontrar marcadores;

3.Quando encontro marcadores, geralmente, são repetidos. Ou estão queimados pelo sol. Ou estão dobrados. Ou riscados. Ou têm as imagens pouco nítidas;

4.A minha desmotivação também aumentou. Se não viajo ou se viajo pouco e não encontro aquilo que pretendo torna-se complicado. É muito frustrante.

Apesar de tudo, atualmente, tenho 4314 marcadores. Acabando a pandemia, quero aumentar (e muito!) esta fasquia e chegar aos 5000 o mais depressa possível.

2 de agosto de 2021

Adivinha mensal #50

Hoje é dia de conhecer a ADIVINHA MENSAL, mas antes disso recordo a adivinha do mês passado e a sua solução:

 

Qual será a adivinha de hoje?

 

“Qual é o sítio qual é ele que fica no Mónaco

Que é conhecido pelo Circo

E tem duas palavras, a primeira começa com M e a segunda com C

Que sítio é?

 

Resposta: Monte Carlo

 

 

Qual será a adivinha de hoje?

 

“Qual é o sítio qual é ele que fica perto de Portimão

Que começa com a letra A e rima com amor

Que sítio é?

 

(a solução sairá sempre no mês seguinte em conjunto com outra adivinha)